Logo
Group 467-3
Group 497-1
Group 496-1
Group 495-1
Group 494-1

O Balão Vermelho na construção do conhecimento

A construção do conhecimento deve ser assumida numa perspectiva social. O estudante  é sujeito ativo do seu processo de aprendizagem e os significados que constroi são o resultado de uma complexa rede de interações, intermediadas pela ação do professor.

O estudante aprende um conteúdo qualquer, quando é capaz de atribuir-lhe significado, isto é, quando consegue estabelecer relações substanciais entre o que está aprendendo e o que já conhece, de modo que esse novo conhecimento seja assimilado aos seus esquemas de compreensão da realidade.

Tendo o ensino construtivista como centro da nossa proposta pedagógica, visamos:

Group 706-3
Group 705-2
Group 704-3
Group 703-4

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental I é marcado pela ampliação e sistematização das experiências educativas, bem como pela construção de novas formas da criança se relacionar com o conhecimento. Ampliam-se as responsabilidades, intensifica-se a rotina e consolida-se uma progressão no desenvolvimento das linguagens e dos processos de percepção, compreensão e representação do mundo.

esco (3)

Projetos de Pesquisa e Investigação

A partir de projetos, criamos situações didáticas favoráveis ao desenvolvimento de competências básicas em Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Sociais, promovendo um aprendizado significativo e interdisciplinar.

Literatura e formação humana

Literatura é arte, a arte de se expressar através das palavras. Ao lado das outras artes, ela deve fazer parte da experiência escolar pela sua importância na formação dos estudantes.
Para nós, a presença do texto literário na escola é central e inegociável. Ele está vinculado, principalmente, à possibilidade de proporcionar vivências afetivas e reflexivas às nossas crianças, a partir do contato permanente com dos livros e das narrativas orais.

path26-3
esco (4)

Arte e suas múltiplas linguagens

No Balão Vermelho, a arte é abordada nas suas diversas linguagens e formas de expressão, através de oficinas de Artes Visuais, Teatro, Música, e Circo, além de estarem integradas em eventos como o Ateliê Aberto e a Giroletras, proporcionando vivências e conhecimentos fundamentais na construção do saber.

Cultura corporal de Movimento: Linguagens do corpo

A Educação Física aborda as práticas e os sentidos da Cultura Corporal, considerando diferentes eixos temáticos: jogos e brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, atividades de aventuras,com a intenção de possibilitar leituras e apropriações diversas do mundo.

esco (5)
esco (6)

Inglês como ferramenta de ação no mundo

A língua inglesa é ensinada no Balão Vermelho visando fornecer ferramentas para tornar nossos estudantes cidadãos capazes de conhecer e atuar no mundo, ampliando suas possibilidades de construir uma sociedade mais justa e igualitária por meio do uso de um segundo idioma.

Processos Avaliativos

Acreditamos numa avaliação processual, que traz evidências das individualidades dos estudantes.  Para isso realizamos observações diárias,  diagnósticos processuais, autoavaliações, com destaque para o portfólio que reúne atividades significativas e análises críticas dos estudantes sobre seu próprio aprendizado.

Group 361-4
esco (7)

As famílias como participantes dos processos educativos

A parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento integral do estudante. É uma prática constante a troca e o diálogo aberto com as famílias em diferentes situações e dinâmicas do cotidiano.

Formação continuada da equipe pedagógica

Valorizamos a formação continuada da equipe pedagógica através de reuniões semanais, participação em cursos e seminários, promovendo a troca de experiências e o alinhamento do Currículo.

esco (1)
Group 704-1

Um espaço completo

O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos.
Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as
alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais,
além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.

Circo

Espaço destinado à prática de atividades pedagógicas, tais como, recreação, oficina de circo e jogos.
Rectangle 121-Nov-26-2025-10-57-25-4122-PM

 

Equipe de coordenadoras da Educação Infantil

Group 511

Simone Gomes
Diretora

Group 511

Cláudia de Paula
Coordenadora pedagógica

Group 511

Mércia Maldonado
Tutora pedagógica

Group 511

Cristiane Motta
Tutora pedagógica

Group 704-1

 

Lista de materiais

Calendário escolar 2025
Group 704-1