Logo
Group 467-Nov-26-2025-10-32-56-2042-PM
Group 497-1
Group 496-1
Group 495-1
Group 494-1

Um mundo em transformação, uma escola em movimento

A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho,  compreende a criança como sujeito ativo, potente, participativo, que interage e dialoga com o contexto sociocultural a que pertence.

A criança produz uma cultura particular que emerge na interação com seus pares e também com os adultos, convergindo para a construção da autonomia, criatividade e aprendizagem significativa. Nossa concepção de aprendizagem considera:

Group 699-3
Group 700-3
Group 701-4
Group 702-3

Uma Escola para a infância

Group 351-2

A criança como protagonista do processo educativo

A Educação Infantil  da Escola Balão Vermelho valoriza a criança como sujeito ativo e criativo, promovendo autonomia e aprendizagem significativa

A pedagogia da escuta

A pedagogia da escuta é central em nossa abordagem, valorizando a interpretação recíproca entre crianças e professores guiando as nossas ações educativas. A escola trabalha , portanto, com a finalidade de escutar para agir e atender às necessidades das crianças.

path16-1
path26-Nov-26-2025-10-34-41-5937-PM

Cuidar, brincar e educar

Estes são processos interligados que valorizam o desenvolvimento integral das crianças, promovendo bem-estar, socialização e aprendizado lúdico.

Afetividade e aprendizagem

No contexto da Educação Infantil, promovemos o desenvolvimento emocional das crianças com uma escuta cuidadosa, através das diferentes linguagens. Isto significa compreendê-las e guiá-las para compreenderem-se a si mesmas nas mais variadas manifestações: choro, ameaça, ciúme, disputa, e também na alegria e no contentamento.

path16a
path167

Ambiente educativo

Valorizamos o ambiente escolar como espaço educativo que influencia diretamente a experiência e a aprendizagem das crianças. O espaço, é visto como “terceiro educador”, que educa as crianças que o habitam porque “acolhe” as suas identidades e as diferentes maneiras de aprender.

Valorizamos o ambiente escolar como espaço educativo que influencia diretamente a experiência e a aprendizagem das crianças. O espaço, é visto como “terceiro educador”, pois possibilita às crianças habitarem suas identidades e as diferentes maneiras de aprender.

Arte

A arte é abordada nas suas diversas linguagens e formas de expressão, através de oficinas de Artes Visuais e  de Música. Os projetos interdisciplinares desenvolvidos pelas turmas durante o ano possibilitam o diálogo com as múltiplas linguagens  potencializando a criatividade e descobertas.  Além disso, estão integradas em eventos como o Ateliê Aberto e Giroletras, proporcionando vivências e conhecimentos fundamentais na construção dos saberes.

path16-2
Group 361-2

Projetos de Pesquisa e Investigação

As crianças são incentivadas a explorar e interpretar experiências através de diversos temas, participando ativamente desde a definição do assunto a ser investigado até a descoberta de novos conhecimentos.

As famílias como participantes dos processos educativos

Incorporamos ativamente as famílias na educação das crianças, integrando seus saberes através de diversas propostas colaborativas e de interação escolar. As situações de interação e inserção das famílias no cotidiano da escola ocorrem de diferentes maneiras: em reuniões coletivas e individuais; em festas culturais e feiras literárias; em atividades especiais como jogos, brincadeiras, cantorias, contações de histórias, produções de arte; em contribuições e, sempre que possível, em intervenções nos projetos desenvolvidos com as crianças.

path24-1
Group 361-Nov-27-2025-02-02-31-9805-PM

Narrativas do cotidiano

Capturamos o desenvolvimento das crianças com fotos, vídeos e anotações para entender suas aprendizagens e socializações, promovendo uma conexão próxima com as famílias através de narrativas visuais e escritas da vida escolar.

Cultura corporal de Movimento: Linguagens do corpo

A Educação Física aborda as práticas e os sentidos da Cultura Corporal, considerando diferentes eixos temáticos: jogos e brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, atividades de aventuras,com a intenção de possibilitar leituras e apropriações diversas do mundo.

path26-1
Group 354-2

Vivências musicais

As vivências musicais na Educação infantil passam pelo  contato com as canções populares de roda. O ritmo marca presença através da percussão, das práticas com tecidos e com objetos sonoros não convencionais.

Inglês como ferramenta de ação no mundo

A língua inglesa é ensinada no Balão Vermelho visando fornecer ferramentas para tornar nossos estudantes cidadãos capazes de conhecer e atuar no mundo, ampliando suas possibilidades de construir uma sociedade mais justa e igualitária por meio do uso de um segundo idioma.

path26-2
path16-3

Educação Nutricional

O lanche coletivo faz parte do Projeto de Educação Nutricional da Educação Infantil. Nesse sentido, acreditamos que essa proposta promove momentos de afeto, partilha e responsabilidade.

Group 704-1

Mais Balão

Rectangle 67

A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho,  compreende a criança como sujeito ativo, potente, participativo, que interage e dialoga com o contexto sociocultural a que pertence.

A criança produz uma cultura particular que emerge na interação com seus pares e também com os adultos, convergindo para a construção da autonomia, criatividade e aprendizagem significativa. Nossa concepção de aprendizagem considera:

Um espaço completo

O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos.
Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as
alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais,
além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.

O Ateliê

Espaço para a experimentação e utilização de diversos materiais para as mais variadas expressões artísticas das crianças da Educação Infantil.
Rectangle 121

 

Equipe de coordenadoras da Educação Infantil

Group 511

Simone Gomes
Diretora

Group 511

Juliana Fenelon
Coordenadora pedagógica

Group 511

Andrea Salles
Tutora pedagógica

Group 704-1

 

Lista de materiais

Calendário escolar 2025
Group 704-1