
Um mundo em transformação, uma escola em movimento
A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho, compreende a criança como sujeito ativo, potente, participativo, que interage e dialoga com o contexto sociocultural a que pertence.
A criança produz uma cultura particular que emerge na interação com seus pares e também com os adultos, convergindo para a construção da autonomia, criatividade e aprendizagem significativa. Nossa concepção de aprendizagem considera:
Uma Escola para a infância

A criança como protagonista do processo educativo
A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho valoriza a criança como sujeito ativo e criativo, promovendo autonomia e aprendizagem significativa
A pedagogia da escuta
A pedagogia da escuta é central em nossa abordagem, valorizando a interpretação recíproca entre crianças e professores guiando as nossas ações educativas. A escola trabalha , portanto, com a finalidade de escutar para agir e atender às necessidades das crianças.


Cuidar, brincar e educar
Estes são processos interligados que valorizam o desenvolvimento integral das crianças, promovendo bem-estar, socialização e aprendizado lúdico.
Educar, cuidar e brincar significa valorizar os processos de conhecimento das crianças, sua expressividade e maneira particular de atuar no mundo. A indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar está presente em todos os momentos do cotidiano escolar, pois a criança está em constante aprendizado. Para isso, os educadores são responsáveis por criar condições lúdicas, de bem-estar e preparo de contextos em rotinas de trabalho que atendam às suas necessidades e interesses.
A brincadeira é uma atividade necessária à criança, pois promove o seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. À medida que brinca, a criança entra em contato com a cultura e ao mesmo tempo produz elementos culturais próprios da infância. Portanto, é necessário criarmos oportunidades que permitam a realização do brincar individual e coletivo, por meio da ação física e da imaginação. Isso significa incorporar ao nosso cotidiano, de modo sistemático, duas abordagens: o brincar em si e o jogo como estratégia didática.
Afetividade e aprendizagem
No contexto da Educação Infantil, promovemos o desenvolvimento emocional das crianças com uma escuta cuidadosa, através das diferentes linguagens. Isto significa compreendê-las e guiá-las para compreenderem-se a si mesmas nas mais variadas manifestações: choro, ameaça, ciúme, disputa, e também na alegria e no contentamento.
A relação entre pensamento e afetividade se dá mediada pelas múltiplas linguagens que a criança utiliza para se comunicar e interagir com seus pares e com os adultos, para explorar objetos, para criar e imaginar, para apropriar-se das informações e valores socioculturais.
Nesse contexto, buscamos auxiliar as crianças na identificação e/ou reconhecimento de afetos e emoções que expressam no decorrer do processo de autoconhecimento, socialização e conhecimento de mundo.
No plano coletivo, trata-se de fortalecer suas diversas formas de expressão, de tal maneira que desenvolvam a capacidade de compartilhar as suas experiências afetivas e ter uma vivência social saudável.


Ambiente educativo
Valorizamos o ambiente escolar como espaço educativo que influencia diretamente a experiência e a aprendizagem das crianças. O espaço, é visto como “terceiro educador”, que educa as crianças que o habitam porque “acolhe” as suas identidades e as diferentes maneiras de aprender.
Valorizamos o ambiente escolar como espaço educativo que influencia diretamente a experiência e a aprendizagem das crianças. O espaço, é visto como “terceiro educador”, pois possibilita às crianças habitarem suas identidades e as diferentes maneiras de aprender.
Atribuímos grande valor educativo ao ambiente, pois o espaço da escola não só comporta a movimentação da criança, como também se caracteriza como lugar de disseminação e assimilação de conteúdo educacional, contendo mensagens e estímulos próprios que interferem diretamente no modo como a criança o ocupa e o significa.
A escola é um espaço que promove múltiplos olhares, interações, explorações e aprendizagens. Nesse contexto, há a necessidade de se escutar a criança para saber como ela vive e interpreta o espaço da escola, bem como garantir o seu direito a um espaço acolhedor, alegre e estimulante.
Outro aspecto do ambiente educativo que se destaca é a relevância da construção da identidade e memória local. Para que as crianças possam admirar e explorar os lugares, é necessário que se dê vida a eles por meio da participação de diferentes pessoas, como funcionários, pais, crianças e especialistas. Além do trabalho e das interferências pessoais no ambiente, também a memória – vivências de diferentes gerações e atribuição de significado a elas – pode construir a identidade local, mediante relatos do passado, imagens, produções, por exemplo.
Arte
A arte é abordada nas suas diversas linguagens e formas de expressão, através de oficinas de Artes Visuais e de Música. Os projetos interdisciplinares desenvolvidos pelas turmas durante o ano possibilitam o diálogo com as múltiplas linguagens potencializando a criatividade e descobertas. Além disso, estão integradas em eventos como o Ateliê Aberto e Giroletras, proporcionando vivências e conhecimentos fundamentais na construção dos saberes.
A prática em ateliê busca enriquecer as vivências das crianças, explorando diferentes linguagens artísticas, valorizando a sensibilização dos corpos através dos sentidos e apresentando, como potência norteadora, a poesia presente no dia a dia.
Essa prática se desdobra tanto em ambientes estruturados, quanto em espaços mais informais, internos ou externos., O cerne está em cultivar o que chamamos de "estado de ateliê", ampliando as percepções cotidianas e permitindo os questionamentos, às descoberta, e as revelações que surgem a partir das experiências educativas.
O desejo de aprender e desvendar o mundo é estimulado e as crianças são convidadas a perceber as diversas maneiras de existir e interagir com o ambiente que a circunda. O contato com a natureza, a exploração do espaço e o encontro com diferentes perspectivas e vozes são sempre considerados. Além disso, há o reforço do vínculo das crianças com as manifestações culturais, criando uma atmosfera de interesse pelo conhecimento artístico e cultural, e possibilitando que as crianças experimentem as diversas possibilidades de expressão e as múltiplas linguagens artísticas.
As vivências musicais passam pelo contato com as canções populares de roda. O ritmo marca presença através da percussão, das práticas com tecidos e com objetos sonoros não convencionais. O corpo, se torna o nosso principal instrumento, esteja ele em movimento, seja pelo uso da voz, ou explorando as diferentes possibilidades sonoras que ele nos oferece.


Projetos de Pesquisa e Investigação
As crianças são incentivadas a explorar e interpretar experiências através de diversos temas, participando ativamente desde a definição do assunto a ser investigado até a descoberta de novos conhecimentos.
É na relação direta com sua vida social que a criança constroi modos de interpretar suas experiências, aprender sobre si mesma e sobre o mundo.O trabalho pedagógico é centrado nos projetos em que a participação da criança ocorre desde a definição do tema, ou do problema de investigação, até a seleção de conteúdos, ferramentas e estratégias de estudo que possam contribuir para as descobertas.
Entende-se “problema”, nesse contexto, como algo desafiador, e não apenas como uma dificuldade ou um desconhecimento acerca de determinado conteúdo. Das descobertas possibilitadas pelo trabalho de pesquisa, emergem novas demandas, novas perguntas a serem respondidas. É fato que, quanto menor é a criança (um e dois anos, por exemplo), mais se exige da professora a observação atenta e cuidadosa, e, a partir de sua interpretação, ela conduz o projeto, organizando o ambiente, oferecendo materiais e vivências em que as crianças possam se manifestar de diferentes maneiras.
As famílias como participantes dos processos educativos
Incorporamos ativamente as famílias na educação das crianças, integrando seus saberes através de diversas propostas colaborativas e de interação escolar. As situações de interação e inserção das famílias no cotidiano da escola ocorrem de diferentes maneiras: em reuniões coletivas e individuais; em festas culturais e feiras literárias; em atividades especiais como jogos, brincadeiras, cantorias, contações de histórias, produções de arte; em contribuições e, sempre que possível, em intervenções nos projetos desenvolvidos com as crianças.


Narrativas do cotidiano
Capturamos o desenvolvimento das crianças com fotos, vídeos e anotações para entender suas aprendizagens e socializações, promovendo uma conexão próxima com as famílias através de narrativas visuais e escritas da vida escolar.
Procuramos registrar as observações que fazemos do percurso educativo das crianças nas dimensões individual e coletiva. Além das anotações das professoras, também são captadas fotos, videogravações, objetos e falas que representam descobertas, jeitos de pensar, de se desenvolver, os comportamentos, reações e preferências, em situações preciosas que revelam o vivido pelas crianças. Tudo isso nos auxilia na aproximação e interpretação dos significados que as crianças atribuem às suas ações e produções, bem como seus processos de socialização e aprendizagem. Mantendo sempre uma postura investigativa, aberta, criativa e afetiva, empenhamo-nos em registrar fatos e situações que revelam e possibilitam às crianças o reconhecimento de seus desafios e conquistas. Para as famílias, essa documentação representa narrativas – imagéticas e escritas – que promovem uma maior aproximação com os acontecimentos da vida escolar, mostrando a importância desses momentos.Toda essa documentação serve para fundamentar os educadores na compreensão dos significados atribuídos pelas crianças às suas próprias produções, pois toda a organização dos registros é feita de modo compartilhado, bem como se torna um rico material de reflexão e investigação da prática.
É isto o que o Balão pretende quando produz esta documentação, afinal, valorizamos, e muito, a história de cada criança, integrada à história do grupo de pares, que também é mediada por nós – professoras, auxiliares, coordenadoras e diretora.
Além disso, o retorno das famílias referente à documentação presente na escola ou enviada para casa nos oferece um rico conjunto de dados para compreendermos ainda mais a experiência de cada criança, individual e coletivamente.
Cultura corporal de Movimento: Linguagens do corpo
A Educação Física aborda as práticas e os sentidos da Cultura Corporal, considerando diferentes eixos temáticos: jogos e brincadeiras, danças, esportes, ginásticas, lutas, atividades de aventuras,com a intenção de possibilitar leituras e apropriações diversas do mundo.


Vivências musicais
As vivências musicais na Educação infantil passam pelo contato com as canções populares de roda. O ritmo marca presença através da percussão, das práticas com tecidos e com objetos sonoros não convencionais.
Não podemos nos esquecer, claro, que o corpo, é o nosso principal instrumento, esteja ele em movimento, seja pelo uso da voz, ou explorando as diferentes possibilidades sonoras que ele nos oferece.
Nossas práticas incluem a apreciação de repertório e o desenvolvimento de um vocabulário musical, que passa pelos grandes nomes da música popular brasileira. Podemos acrescentar também os processos de criação que acontecem de forma espontânea no dia a dia dos encontros.
Inglês como ferramenta de ação no mundo
A língua inglesa é ensinada no Balão Vermelho visando fornecer ferramentas para tornar nossos estudantes cidadãos capazes de conhecer e atuar no mundo, ampliando suas possibilidades de construir uma sociedade mais justa e igualitária por meio do uso de um segundo idioma.


Educação Nutricional
O lanche coletivo faz parte do Projeto de Educação Nutricional da Educação Infantil. Nesse sentido, acreditamos que essa proposta promove momentos de afeto, partilha e responsabilidade.
Mais Balão

A Educação Infantil da Escola Balão Vermelho, compreende a criança como sujeito ativo, potente, participativo, que interage e dialoga com o contexto sociocultural a que pertence.
A criança produz uma cultura particular que emerge na interação com seus pares e também com os adultos, convergindo para a construção da autonomia, criatividade e aprendizagem significativa. Nossa concepção de aprendizagem considera:
Um espaço completo
O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos.
Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as
alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais,
além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.
Pátio do Arvorismo
Areia Azul
Pátio das Cores
Sala de Música
Biblioteca
Cozinha experimental
Equipe de coordenadoras da Educação Infantil

Simone Gomes
Diretora

Juliana Fenelon
Coordenadora pedagógica

Andrea Salles
Tutora pedagógica
-
Lista de material – MATERNAL I – 2025
-
Ebook III: Avaliações e a proposta construtivista: como é possível acompanhar o processo de construção do conhecimento dos alunos